O cisto pilonidal é uma lesão que desenvolve bem no início do sulco que separa as duas nádegas, alguns centímetros acima do ânus, no famoso “cofrinho”.
O cisto pilonidal inflamado é envolvido por um tipo de membrana chamada epitélio que muitas vezes em cujo interior podem ser encontrados elementos como pus, pêlos, pele morta e glândulas. Esse conteúdo que fica dentro do cisto provoca uma inflamação no local, que pode infeccionar, formando abscessos, e espaços com túneis debaixo da pele com orifícios que eliminam pus na região sacral entre os glúteos.
Os cistos pequenos sem vestígio de infecção geralmente são assintomáticos, embora apresentem um pequeno orifício, por onde é eliminado um líquido turvo e de odor desagradável. Os sintomas geralmente aparecem na fase aguda, quando um nódulo se forma na parte superior do sulco entre as nádegas com sinais típicos de processo inflamatório e infeccioso:
• Dor.
• vermelhidão
• Calor
• saída de secreção purulenta por um orifício que se abre na pele.
O tratamento pode variar dependendo da gravidade e dos sintomas. A avaliação de um especialista é essencial para a escolha do melhor tratamento em cada caso.
Você conhece alguém que sofre com isso? Manda esse post para ele. E se ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários.
Comments