O que posso fazer para meu intestino funcionar?
Consideramos que o intestino é preso (constipação intestinal) quando encontramos as seguintes características: – menos de 3 evacuações por semana associadas ao esforço; – consistência sempre endurecida; – sensação de evacuação incompleta em pelo menos 25% das vezes; E como resolver esse problema? Inicie revisando sua alimentação e o consumo de líquidos. Um adulto necessita ingerir em média 25g/dia de fibra e 2 litros d’água/dia. Não completar essas metas é a principal causa de intestino preso na população.
Dicas comportamentais para constipação intestinal:
pratique atividades físicas,
crie rotinas para estimular o funcionamento intestinal
respeite suas vontades
Caso nada disso funcione precisamos encontrar outras causas de constipação e o coloproctologista é o especialista que irá te ajudar nesse processo. Não faça uso de laxativos sem recomendações médicas. Isso pode se tornar prejudicial para sua saúde. Conheça alguns alimentos que soltam o intestino!
Diagnóstico O diagnóstico inicialmente é feito com uma boa entrevista médica para avaliar erros básicos que todos nós cometemos no dia a dia. Caso o paciente apresente sintomas de alarme como anemia, sangramento, áreas endurecidas na barriga alguns exames específicos como colonoscopia devem ser solicitados. A investigação poderá ser dividida caso os sintomas sejam de evacuação obstruída (não consegue evacuar por completo e precisa fazer muita força) ou de trânsito lento (paciente não sente vontade de evacuar).
Tratamento da constipação intestinal
O tratamento da constipação intestinal é individualizado de acordo com os principais sintomas e resultados encontrados durante o exame físico ou exames complementares. (manometria anorretal, defecografia, colonoscopia, anuscopia , etc). Sempre iniciamos com suplementação de fibras e água podendo associar a laxantes ou cirurgias.
Comments