Existem diferenças importantes entre essas duas doenças, principalmente no que diz respeito aos aspectos biológicos e prevenção do câncer.
No entanto, uma das semelhanças entre essas doenças é que ambas podem ser diagnosticadas e tratadas pelo médico coloproctologista.
O câncer colorretal, geralmente, se inicia com a formação de um pólipo, que é um crescimento anormal na mucosa intestinal.
Já o câncer anal não surge a partir de um pólipo mas, sim, de uma lesão que se desenvolve ou no canal anal, na região de transição da mucosa intestinal para a pele, ou na pele externa do ânus, geralmente, está associada a infecções como o HPV.
Enquanto o tumor intestinal pode causar dor abdominal e perda de peso sem razão aparente, por exemplo, o câncer de ânus pode causar coceira, nódulos e dor anal. Também é possível que essa neoplasia seja assintomática em algumas pessoas até atingir um estágio avançado.
Alguns dos sintomas do câncer colorretal e do câncer anal podem ser similares aos da hemorroida, como o sangramento e dor, por exemplo. Daí a importância de procurar um especialista caso note alguma dessas alterações.
Comments