A diverticulite aguda ocorre em pessoas que tem doença diverticular e esse divertículo obstrui, gerando a inflamação e infecção. O paciente evolui com dores abdominais, alteração do hábito intestinal, febre e deve procurar um pronto socorro.
Na maioria das vezes, o tratamento clínico com antibióticos e sintomáticos associado a uma dieta para repouso intestinal é suficiente.
Para casos onde há complicações da diverticulite como perfuração, presença de pus em toda a região intra-abdominal, obstrução intestinal, pode ser necessário tratamento cirúrgico de urgência.
Em outros casos, o paciente pode evoluir com episódios recorrentes de diverticulite aguda ou dores abdominais crônicas. Nessas situações, pode-se optar por tratamento cirúrgico eletivo para evitar complicações futuras.
O procedimento cirúrgico realizado é a ressecção do segmento do cólon acometido e a parte restante do cólon é então reconectada para restaurar a continuidade do sistema digestivo. Essa cirurgia pode ser realizada por via aberta, por laparoscopia ou por cirurgia robótica.
Qual a sua dúvida sobre a cirurgia da diverticulite? #diverticulite #proctologista #coloproctologista
Comments