A saúde íntima nada mais é que o cuidado por médicos e equipe multidisciplinar das regiões anatômicas íntimas femininas e masculinas, as quais, muitas vezes, são consideradas tabus e que dificultam a busca do paciente pelo seu bem-estar e tratamento.
Os profissionais médicos envolvidos neste cuidado são geralmente ginecologistas, proctologistas e urologistas. O proctologista é responsável pelo cuidado com a saúde intestinal, incluindo o reto e o ânus.
Na proctologia, os tratamentos de saúde íntima incluem: tratar doenças como hemorróidas, fissura anal e fístula anal; e alguns procedimentos voltados à estética íntima como retirada de plicomas e clareamento íntimo, que podem contribuir na melhora da autoestima e na qualidade de vida dos pacientes. Muitas pessoas podem sentir desconforto, dor, prurido ou sangramento, além de insegurança em relação às funções ou aparência das suas regiões íntimas.
É importante para o paciente quebrar o tabu e dialogar com o seu médico de confiança sobre suas preocupações e expectativas em relação à saúde íntima, visto que em muitos casos há tratamento, seja ele clínico ou cirúrgico, e eventualmente cura da condição que o incomoda e afeta a sua qualidade de vida, confiança e bem-estar emocional.
Lembrando sempre que qualquer procedimento, incluindo aqueles voltados para a estética íntima, que visam corrigir ou melhorar a aparência das regiões vaginal, anal e perianal, seja o procedimento realizado por razões funcionais ou estéticas, deve ser bem avaliado e realizado por profissionais qualificados e experientes, priorizando a segurança e a saúde em todos os momentos. #proctologista #esteticaintima
Comments