top of page
Foto do escritorprojetacomunicacao1

Fistulectomia



Já falei em alguns posts sobre a fístula anal, que é um trajeto anormal, como se fosse um túnel, que vai desde o ânus ou do reto até a alguma região próxima a ele como pele ou vagina. Pode causar sintomas como dor, vermelhidão, sangramento e saída de secreção.


Existem diversos tipos de tratamento cirúrgico e a escolha vai depender, entre outras coisas, do tipo da fistula ou doenças associadas.


Nos casos de fístulas simples, sem grande acometimento esfincteriano, podemos realizar a fistulectomia anal que retira todo o trajeto fistuloso ou a fistulotomia que abre todo o trajeto sem prejudicar a continência fecal (capacidade de segurar as fezes).


Já quando o trajeto fistuloso é mais complexo ou associado a outras doenças como doença inflamatória intestinal, optamos por outros tipos de tratamentos devido ao maior risco de incontinência fecal. O mais comum é a colocação de um fio (sedenho) para drenagem de secreção e definição do trajeto para posteriormente realizar o tratamento definitivo.


Outras opções são os tratamentos minimamente invasivos como a fistulotomia anal com tratamento endoscópico (VAAFT) , ligadura interesfincteriana do trajeto fistuloso (LIFT) e laser (Fistula tract Laser Closure – FiLaC®️).


Você já tinha ouvido falar? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe aqui nos comentários que eu respondo.


646 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page