A fístula anal é semelhante a um túnel ou canudo revestido internamente por um tecido cronicamente inflamado, podendo resultar em saída de secreção ou sangramento.
A causa mais comum do surgimento da fístula anal é após um quadro de abscesso anorretal, causado pela obstrução e inflamação das glândulas do canal. Outras causas menos frequentes são doenças inflamatórias intestinais, doenças infecciosas e radioterapia.
As fístulas anais podem causar desconforto, prurido, dor, devido ao seu efeito de tração e inflamação. É bastante comum que elas liberem secreção e sujem a roupa íntima. Em alguns casos, as fístulas podem não causar sintomas significativos.
Embora o uso de alguns medicamentos possa aliviar os sintomas, a única solução conhecida para tratar as fístulas anais é a cirurgia, associado ao tratamaneto da causa que levou à sua formação.
Então surge a pergunta frequente: "E se eu optar por não realizar a cirurgia para tratar essa fístula?"
É possível conviver com a fístula anal suportando suas crises, porém isso pode ser difícil de lidar. Quanto mais tempo se espera para resolver o problema, maiores são as chances de surgirem novos abscessos e fístulas adicionais. Isso também aumenta a complexidade da cirurgia e o período de recuperação após o procedimento.
Portanto, procure um coloproctologista de confiança para avaliação e tratamento adequados. #proctologista #coloproctologista #fistulaanal
Comments