top of page
Foto do escritorprojetacomunicacao1

Hemorroida Interna x Hemorroida Externa


Você sabe qual é a diferença? As hemorroidas são coxins ao redor do ânus ou do reto que se inflamam. O que acontece é que, durante o movimento intestinal, essas veias se dilatam e se retraem, geralmente voltando ao tamanho normal. Porém, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar inflamação e a consequente formação das hemorroidas.


Elas podem ser classificadas em dois tipos: internas ou externas, dependendo da localização. As hemorroidas externas se caracterizam mais por uma saliência na região externa do ânus, logo na borda. Já as internas, como o nome indica, ficam dentro do corpo, mas também podem ser exteriorizadas depois de evacuações ou de algum esforço físico.


Elas podem ser assintomáticas ou apresentarem sintomas como sangramento, dor, prolapso e sensação de peso! Sendo o sangramento e prolapso mais comum nas hemorroidas internas e a dor na trombose hemorroidaria.


Podem ocorrer em homens e mulheres, aumentando com a idade. É uma condição muito frequente, podendo atingir 50% dos adultos com mais de 50 anos. Em relação à população geral, estima-se que até 7% das pessoas terão os sintomas dessa condição pelo menos uma vez na vida. Por isso, nunca é demais abordar esse tema e trabalhar para que todos os tabus relacionados a ele sejam quebrados.


Alguns fatores de risco que podem desencadear as hemorroidas são histórico familiar, obesidade, ressecamento intestinal, má alimentação, fumo, gravidez, passar longos períodos sentado ou em pé e o envelhecimento.


Por isso, o paciente deve ser examinado por um médico especialista, já que só ele é capaz de avaliar se os sintomas citados são, de fato, causados por hemorroidas, uma vez que outras doenças (inclusive o próprio câncer) também podem causar dor, sangramento e nodulações anais.

Ah: é importante lembrar que a doença hemorroidária é uma patologia benigna e não causa câncer, ok?


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page