Não, nem toda hemorroida precisa de cirurgia. O tratamento para as hemorroidas varia de acordo com os sintomas e o grau das hemorroidas. Muitas vezes, as hemorroidas podem ser tratadas de forma conservadora, sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos.
As opções de tratamento incluem:
Medidas conservadoras: Incluem mudanças na dieta, aumento da ingestão de fibras, ingestão adequada de líquidos, banhos de assento e a prática de hábitos intestinais saudáveis.
Medicamentos: Alguns medicamentos, como pomadas, cremes ou supositórios, podem aliviar os sintomas, reduzir a inflamação e proporcionar alívio temporário.
Procedimentos não cirúrgicos: Alguns procedimentos minimamente invasivos, como ligadura elástica, escleroterapia ou coagulação infravermelha, podem ser realizados para tratar hemorroidas internas.
A cirurgia é geralmente considerada quando as hemorroidas não respondem aos tratamentos conservadores ou procedimentos menos invasivos.
É essencial procurar a orientação de um coloproctologista para avaliar o melhor tratamento para o seu caso específico e nem sempre a cirurgia é a primeira opção. #proctologia #proctologista #coloproctologista
Comments