top of page
Foto do escritorprojetacomunicacao1

O sono influencia no intestino?

Você já deve ter ouvido falar que o intestino é considerado o nosso segundo cérebro, né!? Por isso, não nos surpreende que estudos recentes demonstrem que a qualidade do sono também está ligada ao bom funcionamento desse órgão e à sua qualidade microbiota.


Nosso corpo é composto por diversas bactérias que trabalham em harmonia para auxiliar no funcionamento de todas as funções corporais, incluindo o sistema digestivo, a absorção de nutrientes e o metabolismo.



De forma mais didática, a qualidade da microbiota está intimamente relacionada à eficiência de comunicação do eixo intestino-cérebro e uma microbiota ruim pode afetar essa comunicação gerando distúrbios no sono tanto quanto o sono insuficiente causa desequilíbrios na microbiota.



As bactérias do intestino também são produtoras de neurotransmissores como GABA (um desacelerador da atividade cerebral), dopamina (atua no sistema nervoso central) e serotonina, que promovem a comunicação entre o cérebro e os neurônios do sistema entérico. Se a produção cai, a qualidade do sono é afetada – e as consequências podem ser graves.



Outras pesquisas também demonstraram que a serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade e que ajuda a regular o humor, tem um papel significativo na qualidade do sono. Em estudos realizados em ratos, foi constatado que a deficiência do hormônio levou a ritmos circadianos interrompidos e aumentou o que chamamos de ciclos de sono-vigília ou sono agitado. Lembrando que, a maior parte da serotonina no organismo (acima de 90%) é produzida no intestino e os micróbios do intestino ajudam a regular a quantidade produzida.



Como anda o seu sono? Conta pra mim.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page