Muitas pessoas sofrem com a doença hemorroidária, que pode causar dor, sangramento, prolapso e desconforto na região anal. Sabemos que o tratamento inclui mudanças de hábitos de vida em conjunto com medidas locais como uso de pomadas, banho de assento, evitar papel higiênico.
Mas hoje vou falar um pouco sobre as principais opções terapêuticas tanto ambulatoriais quanto hospitalares para o tratamento da doença hemorroidária:
Ligadura Elástica: é um procedimento minimamente invasivo, realizado em consultório, onde colocamos um pequeno elástico na base da hemorroida, cortando o suprimento de sangue. Com isso, leva a uma redução do prolapso e do sangramento hemorroidário pela fibrose local.
Hemorroidectomia: é uma cirurgia mais tradicional, realizada em centro cirúrgico, onde há remoção cirúrgica das hemorroidas internas e externas. Ela é a mais temida devido ao pós operatório, mas com orientação e medicações adequadas, ela é uma excelente opção sendo o tratamento com baixo risco de recidiva.
Hemorroidopexia com grampeador: Também conhecida como procedimento de grampeamento, é usada para tratar hemorroidas internas que prolapsam (“saem para fora”). É também realizada em centro cirúrgico, com o uso do grampeador, onde é retirado um anel circunferencial de hemorroidas internas e as hemorroidas restantes são fixadas em uma posição mais elevada no canal anal.
Desarterialização Hemorroidária Transanal (THD): é também realizada em centro cirúrgico, com o uso de Doppler para a localização adequada do fluxo sanguíneo, seguida da sutura desses vasos que mantém a doença hemorroidaria, interrompendo o fluxo sanguíneo e diminuindo os sintomas.
Cirurgia a Laser: é utilizado laser como fonte de energia para cortar e cauterizar. É um método que tende a causar menos dor pós operatória, com um período de recuperação mais rápido. Pode ser realizado em consultório ou centro cirúrgico, dependendo do tamanho, localização e doenças associadas.
É importante destacar que a escolha do tratamento dependerá da gravidade da doença, da expectativa do paciente e da avaliação do coloproctologista que, em conjunto com o paciente, escolherá o melhor método.
Comments