Qual a melhor forma de tratar este problema?
Você sabia que o quadro de hemorróidas se caracteriza pela dilatação das veias anais, e é algo extremamente comum? Pelo menos 50% das pessoas com mais de 50 anos já experimentaram ou experimentam os sintomas da doença hemorroidária.
Mas não tem como negar que a maior preocupação por parte dos pacientes é saber qual a melhor forma de tratar este problema, visto que as opções são muitas, o que pode trazer certa confusão.
Para responder a esta questão é importante que se entenda os tipos de hemorróidas.
Quanto à localização, as hemorróidas são divididas em internas e externas, de acordo com a localização dos vasos anais comprometidos. Em relação às hemorróidas internas deve-se também classificá-las de acordo com o grau de prolapso.
O tratamento é estabelecido de acordo com o tipo de hemorróida. No caso das externas, caso não haja controle com medidas clínicas, como evitar o uso do papel, a cirurgia é indicada. No caso das hemorróidas internas, a escolha pelo tratamento é mais complexa e depende do grau da hemorróida, e podem variar de uma simples mudança de hábitos, ambulatorial e em casos mais graves a cirurgia.
No caso do tratamento ambulatorial o método mais indicado é a ligadura elástica (opinião comprovada pelos estudos comparativos entre os outros métodos ambulatoriais, inclusive com o laser, a crioterapia e a escleroterapia). Alguns estudos consideram a ligadura elástica um método tão eficaz quanto à cirurgia para estes graus, com a vantagem de não apresentar os efeitos colaterais evidentes da cirurgia, como a dor e o afastamento das atividades diárias.
Mas e o PPH (Procedimento para Prolapso Hemorroidário) e ao THD (Desarterização Hemorroidária Transanal guiada por doppler), onde estes novos métodos podem ser aplicados com sucesso? Quando foram descritos tinham como objetivo substituir a cirurgia convencional, diminuindo desta forma o tempo de internação, a dor pós-operatória e longo afastamento.
Vale salientar que mesmo a cirurgia convencional mostrando ser a com menor taxa de recidiva, há também outras opções com menor dor pós operatória e retorno mais rápido as suas atividades!
Por isso é sempre bom avaliação do especialista.
コメント