O plicoma anal é um excesso de pele que pode ter formas e tamanhos variados e que pode causar bastante incômodo, atrapalhar na higiene pessoal do indivíduo, acumular resíduos de fezes no local, podendo resultar em prurido anal, dermatite.
Geralmente, não há a necessidade do tratamento cirúrgico. Entretanto, pode-se optar pela cirurgia se o plicoma anal causar vergonha ou incômodo para o paciente e se ele estiver de um tamanho exarcebado, levando a irritações e dificuldade para higiene local.
O tratamento cirúrgico consiste na retirada desse excesso de pele e pode ser feito de duas formas: a cirurgia convencional e a laser.
O procedimento para retirada do plicoma feito com laser pode apresentar alguns benefícios potenciais como menor dano aos tecidos ao redor, uma melhor e mais rápida cicatrização, menor dor pós-operatória e um retorno mais rápido às atividades diárias.
E, além disso, em alguns casos esse procedimento pode ser realizado ambulatorial, sem a necessidade de internação hospitalar!
Você sabia dessa técnica cirúrgica? Tem alguma dúvida?
Comments