Todo mundo tem medo dos exames do posctologista, não é mesmo? Mas saiba que não há motivos para pânico. Além do toque retal, que é um exame de extrema importância na coloproctologia, sobretudo para a prevenção de doenças graves, há outros exames comuns dessa área médica. São eles:
Colonoscopia: é um dos exames de imagem proctológicos mais conhecidos, indicado para investigar o intestino grosso e o reto. É feito em clínicas diagnósticas ou hospitais, dependendo das condições do paciente. Atualmente, além da colonoscopia tradicional, é possível encontrar uma opção menos invasiva, que é a colonoscopia virtual.
Anuscopia: indicado para avaliar o canal anal, é um exame realizado com o auxílio de um tubo curto, chamado de anuscópio, que é introduzido no ânus do paciente. A anuscopia é realizada no próprio consultório médico.
Retossigmoidoscopia: é um exame endoscópico comum e minimamente invasivo que serve para investigar o reto e o ânus, além do cólon sigmóide. É feito no próprio consultório médico ou em clínicas diagnósticas.
Enema opaco: o exame, cujo objetivo é observar o intestino grosso e o reto, utiliza raio-X e contraste com sulfato de bário. É um dos exames proctológicos mais comuns realizados em crianças e é feito em clínicas diagnósticas.
Pesquisa de sangue oculto nas fezes: diferentemente dos anteriores, este é um exame laboratorial, feito em clínicas diagnósticas. É realizado na amostra de fezes para avaliar a presença de sangramentos no intestino grosso.
E você tem medo de algum desses exames?
Comments