Ainda há muitas pessoas com essa dúvida, então saiba que não, sexo anal não causa câncer. Mas, se feito sem proteção, aumenta a chance de transmissão de infecções sexualmente transmissíveis como o HPV. E é nesse momento que devemos nos preocupar, já que o HPV está diretamente relacionado ao câncer de colo do útero, vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.
A transmissão doHPV se faz pelo contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou manual-genital. Pode haver transmissão também durante o parto .
A maioria é assintomática e a infecção pelo HPV pode se apresentar como lesões muito pequenas ou não produzir lesões, o que chamamos de infecção latente. Quando não vemos lesões não é possível garantir que o HPV não está presente, mas apenas que não está produzindo doença.
Para evitar o risco, é fundamental usar preservativo. Além disso, lembre-se de jamais introduzir o pênis na vagina logo depois da penetração anal sem trocar o preservativo antes.
E uma última dica para sentir prazer sem medo é manter uma rotina regular de consultas (pelo menos uma vez por ano) e incluir nela a consulta a um coloproctologista. Esses cuidados formam a base de prevenção da infecção pelo HPV e, consequentemente, de todos os tipos de câncer que ele pode causar.
Comments